Fundado aos 01/12/2010 pelo jornalista Dailton Palheta

Fale Conosco
(91)982158770

Gurupá(PA), Segunda-Feira, 17 de Junho de 2024 - 00:57
Moeda
Dólar - BRL 5.3769
Libra - BRL 6.7935
Euro - BRL 5.7626
Bitcoin - BRL 209250,95

11/06/2024 as 00:53:09 | por Bianca Rodrigues |

Governo garante conectividade e internet de qualidade em todas as escolas estaduais do Pará

Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas nas 898 escolas da rede pública de ensino

Fotografo: Marco Santos
...
Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas nas 898 escolas da rede pública de ensino
O Governo do Pará segue com o trabalho focado para que a Educação no Estado avance com mais qualidade em todos os municípios e, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais um passo foi dado rumo a esse objetivo. Nesta segunda-feira, 10, o governador, Helder Barbalho, anunciou o programa "Kit Bora Estudar", um investimento inicial de R$ 340.725.000 em antenas Starlinkg de internet via satélite para todas as escolas da rede estadual de ensino. Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes nas 898 escolas da rede pública de ensino.
Helder Barbalho aproveitou o momento para agradecer ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que promoveu um importante diagnóstico sobre a necessidade de avançar com relação à conectividade e internet nas escolas estaduais. 
 
"Quero fazer aqui um registro de agradecimento ao Tribunal de Contas dos Municípios e também ao Tribunal de Contas do Estado, que promoveram um importante diagnóstico, apresentando o quanto precisávamos avançar neste sentido e hoje, estamos aqui para entregar esta política pública, garantindo que todas as escolas possam estar com conectividade, e claro, quando você conecta uma escola com a internet, você está permitindo que essa comunidade também tenha acesso à internet e consequentemente possa estar conectada à rede mundial de comunicação", destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.
 
Com internet de qualidade em alta velocidade, a primeira fase do programa "Kit Bora Estudar", contém antena Starlink e garante a manutenção e suporte contínuos para as escolas. Nesta primeira etapa, 894 antenas serão instaladas nas escolas prioritárias. Já na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais. O equipamento garante velocidade de 200mbs para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares. 
Conforme o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, este é um momento histórico para a Educação. "É um dia muito feliz, histórico e especial. Estávamos aqui falando de conectividade e, antes de cumprimentar todas as autoridades, quero cumprimentar, de maneira muito especial, as escolas que estão aqui representadas porque elas representam todas as escolas do Pará. Muitas estão nos assistindo à distância e algumas não estão nos assistindo à distância porque não têm conectividade, porque não têm condições de ter acesso, e isso vai acabar no Pará, que será o primeiro Estado a estar 100% conectado", afirmou o titular da Seduc.
Ainda conforme o secretário, "essas escolas, em algumas regiões do Estado, têm a mesma coisa em comum, que é o desafio de conectar, é o desafio de equipamentos e esse é o desafio que desde o início o governador tem nos dito, que é: não podemos ficar para trás no Estado do Pará". "O Centro de Mídias transmite aulas para muitas comunidades e hoje todos nós estamos conectados ou com celular, ou com outras tecnologias e o que não pode mais acontecer é a gente não usar a tecnologia em favor da educação e, apesar de estarmos aqui obviamente comemorando esse momento histórico de conectividade, temos que deixar uma coisa muito clara para todos nós: nada substitui o professor presencialmente dentro da sala de aula, isso é muito importante", afirmou. 
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da Pará Repórter com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (91)982158770
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital